Carrinho de compras
Ainda não tem conta? Criar conta
Criar a sua conta
Introduza os seus dados abaixo para criar a sua conta e começar a utilizar o Bairro Comerciais Digitais.
Registo pendente!
Concluir registo
Para concluir o registo foi enviado para o seu email o link de confirmação.
Recuperar a palavra-passe
Crie uma nova palavra-passe segura para a sua conta.
Convento de São Boaventura
O Museu das Flores é criado em 1977, pelo Decreto Legislativo Regional n.º 25/77/A, com a designação de Casa de Etnografia da ilha das Flores, designação que manteve até 1991, altura em que passa a chamar-se Museu das Flores, por via do Decreto Legislativo Regional n.º 4/91/A. O seu fundador e primeiro diretor foi o florentino João António Gomes Vieira, principal responsável pela conceção das coleções que o Museu detém atualmente e que se integram nas temáticas da tecelagem, lacticínios, agricultura, pecuária, pesca, baleação, navegação e arte sacra. Em 1986 integrou a Casa Pimentel de Mesquita, onde é instalada uma exposição dedicada à tecnologia da fiação do linho e da lã para além do mobiliário dos séculos XVIII a XX. Esta casa museu funcionou até 2008, altura em passou a albergar a Biblioteca Municipal.A partir de 1993 o Museu passa a ter como sede o antigo Convento de São Boaventura, onde se mantém até aos dias de hoje. Para além deste, o Museu das Flores detém, como polo, a Fábrica da Baleia do Boqueirão.
Fábrica da Baleia
A Fábrica da Baleia do Boqueirão localiza-se na extremidade nordeste da vila de Santa Cruz das Flores. A implantação do edifício foi determinada de acordo com a sua finalidade, como ponto de transformação dos cachalotes apanhados na ilha, ficando situada diretamente acima do porto do Boqueirão, a cerca de 27 metros de altitude. Trata-se de um edifício que se destaca na paisagem urbana, pela volumetria e pela dimensão da sua chaminé. Está incluído num complexo fabril que inclui a plataforma de desmancho e a rampa de varagem, ambas localizadas na vertente norte do edifício, constituído por quatro corpos retangulares, perpendiculares entre si, e por uma chaminé cilíndrica, que totalizam uma área de cerca de 1850 m2. Construída entre 1941 e 1944 pela companhia baleeira Reis & Flores, com Francisco Marcelino dos Reis e José Jacinto Mendonça Flores como sócios maioritários, laborou até 1984. Comprada pela Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores pouco depois, serviu a autarquia até 1992 como armazém de materiais, oficina de serralharia, mecânica e pintura, com exceção da ala este do edifício. Esta ala, composta por duas grandes salas e pela casa das bombas, contígua a estas, foi cedida pela Câmara Municipal ao Museu da Arte e Tradição Popular da ilha, para uma posterior instalação da Secção de Artes do Mar. Nesse ano dá-se início aos trabalhos de recuperação da maquinaria, que durariam cerca de um ano. Apesar da primeira tentativa de conservação com fins museológicos, a fábrica permaneceu abandonada durante mais de 10 anos, tendo recebido em 1999 a classificação de Imóvel de Interesse Público (Resolução nº67/99, de 29 de abril). Em 2006 teve início um novo projeto de musealização da Fábrica, que inclui a recuperação da maquinaria e a reabilitação do edifício, tendo sido adicionado um segundo piso na ala oeste e uma cobertura de uma área adjacente, que era originalmente a céu aberto. As manutenções da cobertura original, das paredes de alvenaria e das estruturas de betão originais, assim como dimensão da maquinaria aqui instalada, remete imediatamente a imaginação do visitante para os dias de trabalho na fábrica e para os tempos em que a caça à baleia fazia parte do quotidiano da ilha. A inauguração do museu teve lugar em 2015, sob a tutela da empresa Ilhas de Valor S.A, sendo desde 2022 um polo do Museu das Flores. Aqui o visitante fica a conhecer a história da faina baleeira na ilha e todo o processo de caça e transformação do cachalote.
Museu e Auditório Municipal
O Centro Cultural de Santa Cruz das Flores - Auditório Municipal é um local aconchegante em Santa Cruz das Flores, Portugal. Com arquitetura moderna e um auditório com 125 lugares, é perfeito para filmes, peças de teatro e shows musicais. Há também um espaço para exposições permanentes, galerias de arte temporárias e um café descolado para relaxar. Os visitantes adoram o clima e a acústica é perfeita para ouvir boas músicas. No geral, é um ótimo lugar para curtir a cultura nesta cidade encantadora.
Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão
O Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão foi concebido nos tanques onde se armazenava o óleo de baleia que era derretido na Fábrica da Baleia do Boqueirão. É um espaço dedicado à promoção e ao conhecimento dos locais com maior interesse ambiental da ilha, com destaque para os ambientes marinhos. Aqui, é possível conhecer aves residentes e migratórias, seres que vivem na zona entremarés e coluna de água, cetáceos e fontes hidrotermais. É um local privilegiado para a divulgação do conhecimento científico, enriquecendo a experiência daqueles que visitam o Parque Natural. Este Centro foi incluído no Guia de Arquitetura – Sul e Ilhas de Portugal, publicado em 2011; e no projeto de “Mostra Ibérica de Património Arquitetónico – LaMIPA”, no âmbito da Trienal de Arquitetura de Lisboa 2013 – Close, Closer. Foi também referenciado e publicado em diversos websites e revistas da especialidade.
Farol da Ponta do Albernaz
O Farol da Ponta do Albernaz foi construído no extremo noroeste da Ilha das Flores, sobre uma alta falésia e de maneira a que ficasse de frente de onde vinha a maior parte do tráfego marítimo das suas águas. Inicialmente foi projectado no âmbito do Plano Geral de Alumiamento e Balizagem para a vizinha Ponta Delgada, mas em 1902 este plano foi rejeitado e assim proposto a adaptação do antigo farol de acordo com as novas tecnologias. O novo farol foi então determinado a ser instalado na Ponta do Albarnaz, cerca de 3 quilómetros do povoado. A posição era estratégica, numa elevada falésia à costa oeste, permitindo, assim, que o sinal pudesse ser avistado desde o litoral da Ilha do Corvo e em toda costa noroeste da Ilha das Flores. A decisão da construção do farol não foi pacífica, e em 1922 foi feito um acordo amigável para a implantação do farol na Ponta do Albernaz. Foi então iniciada a construção do farol e dos seus acessos, pois não existia acesso à freguesia de Ponta Delgada e nem à Ponta do Albernaz. O farol deu início as suas actividades em janeiro de 1925. Em 2005 era até então o único farol de Portugal que não estava ligado à rede eléctrica.
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição é a matriz da vila de Santa Cruz das Flores. A sua construção teve início em 1859, constituindo uma das mais imponentes igrejas do arquipélago. Com duas torres sineiras, a fachada é recortada por profusa cantaria e amplos janelões. No interior, de notar a valiosa decoração da capela-mor.
Igreja Nossa Senhora de Lurdes
A Igreja de Nossa Senhora de Lourdes ergue-se sobre uma pequena comunidade agrícola na ilha das Flores, nos Açores, Portugal. A igreja foi construída no topo de uma colina em 1909, nesta comunidade agrícola a norte de Santa Cruz das Flores. Tanto o exterior, ladeado por duas torres, como o interior são muito simples, típicos de igrejas em comunidades açorianas mais pequenas.
Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Pilar
Na torre existe lápide, em mármore, com a seguinte inscrição: "IGREJA DE NOSSA SENHORA DO PILAR / COMEMORAÇÃO DAS BODAS DE OURO / 1953 - 2003". 1715, cerca - segundo o padre António Cordeiro, cerca de trinta vizinhos solicitam ao bispo de Angra, D. Frei Clemente Vieira, que permitisse a desanexação, pondo-lhes um pároco que continuamente lhes assistisse; para tal ofereciam-se a erigir à sua custa uma igreja da invocação de Nossa Senhora do Pilar; o capitão donatário, D. Martinho Mascarenhas, 6.º conde de Santa Cruz, fez chegar ao bispo a sua concordância, oferecendo-se para fazer e ornar a capela-mor do novo templo e para doar a imagem da Senhora do Pilar; 1690 - o deão da Sé, entretanto vacante por falecimento do bispo, decide emitir o necessário alvará; 1693, 9 julho - elevação a paróquia do lugar de Cedros, sendo o seu primeiro pároco o padre Domingos Furtado de Mendonça, com o rendimento anual 24$000, duas partes em trigo e uma em dinheiro, de que se fazia pagamento à custa da Comenda das Ilhas das Flores e Corvo, então pertença do conde de Santa Cruz; 1693 - conclusão da igreja, tendo o conde capitão donatário contribuído para a capela-mor; 1719 - ampliação da igreja; duas lápides foram encontradas aquando da demolição da igreja, uma ostentando o brasão de D. Martinho Mascarenhas e a outra uma cruz rematada com as datas de 1693 e 1719; 1822 - reedificação da igreja; 1868 - um relatório do governador civil do distrito da Horta, António José Vieira Santa Rita, considera-a em mau estado de conservação, com os paramentos e ornamentos muito deteriorados, e desprovida de cemitério, pelo que os enterramentos eram feitos no adro; 1945, Setembro - demolição da velha igreja, por falta de solidez, sendo o serviço religioso transferido para a Casa do Espírito Santo vizinha; 1950, 22 janeiro - lançamento da primeira pedra da edificação da igreja por iniciativa do vigário, Padre José Maria Alvares; 1953, 18 julho - inauguração da igreja, presidindo à bênção o padre João de Fraga Vieira, vigário da Lomba; depois da missa houve a transferência do Santíssimo Sacramento da Casa do Divino Espírito Santo para o novo templo
Igreja de Nossa Senhora do Livramento
A Igreja de Nossa Senhora do Livramento, também conhecida como a igreja das Benditas Almas da Caveira, combina tradição, identidade religiosa e arquitectura açoriana genuína. A sua construção no final do século XIX, com ajuda de emigrantes, marca um símbolo de pertença e fé na comunidade. A festa da padroeira é um dos momentos mais emotivos do calendário local.
Miradouro Arcos Ribeira da Cruz
Venha visitar a imponente Miradouro Arcos Ribeira da Cruz, situado na linda Ilha das Flores, no concelho de Lajes das Flores, para um momento de contemplação da natureza e de surpreendentes vistas panorâmicas. Em seu topo assomam os arcos recortados das águas mescladas no oceano que emolduram um horizonte digno de recordar. À sua direita, descobre-se o mar, que se adensa até ao infinito e a vossa esquerda um areal de areia dourada. A possibilidade de chegar de carro agiliza a sua visita. Não perca esta oportunidade única para desfrutar de um dos sítios mais deslumbrantes da ilha. Esta é a experiência perfeita para revigorar mente e corpo e verdorar a sua alma.
Miradouro Pico da Casinha
Visite o Miradouro Pico da Casinha, na Ilha das Flores! Aproveite a vista panorâmica que ele oferece desfrutando do sereno mar e do verde das montanhas. Este belíssimo miradouro pode ser facilmente acessado de carro e fica localizado em Santa Cruz das Flores, no ER2-2. Irá desfrutar de um local ímpar para admirar o oceano, desfrutar da tranquilidade e do ar fresco, longe do caos das cidades. Você não vai querer perder essa magnífica experiência! A sua viagem vai ficar mais completa visitando a Ilha das Flores e admirando o Miradouro Pico da Casinha. Dê-se a esta oportunidade e venha visitar!
Miradouro Pico do Meio Dia
Se procura uma vista panorâmica deslumbrante com um cenário indescritível, então o Miradouro Pico do Meio Dia, no concelho de Santa Cruz das Flores, tem tudo para satisfazer os seus desejos. Situado na Ermida de S. João Baptista, Ponta Delgada, Ilha das Flores, este miradouro espectacular possui vista deslumbrante para o mar. É de fácil acesso de carro, e pode desfrutar de um passeio tranquilo enquanto desfruta das belezas desta incrível atração natural. Apaixone-se com as cores do céu durante a alvorada ou ao poente, e com as tonalidades quentes da floresta. Este cenário único vai deixar voar a sua imaginação de novas formas. Não perca a oportunidade de ter uma experiência memorável no Miradouro Pico do Meio Dia, no concelho de Santa Cruz das Flores.
Miradouro da Caveira
O Miradouro da Caveira é um miradouro na ilha das Flores, no arquipélago dos Açores, cujo nome deriva de uma lenda intrigante. Segundo a lenda, um náufrago chamado Demétrio, que viveu na ilha durante vários anos, era descrente e considerado herege. Após a sua morte, uma caveira brilhante começou a aparecer no local do atual miradouro. Os habitantes locais acreditavam que esta era a alma de Demétrio, incapaz de encontrar paz devido às suas visões heréticas. Para ajudar a sua alma, começaram a celebrar missas em seu nome até que a aparição cessasse. Assim, o miradouro passou a ser conhecido como "Miradouro da Caveira".
Miradouro da Baía de Além
O Miradouro da Baía de Além proporciona ao visitante uma das mais deslumbrantes vistas panorâmicas daIlha das Flores, que se estende até encontrar o oceano Atlântico. Esta atração localizado na localidade de Santa Cruz das Flores, oferece um cenário cintilante à luz do dia, onde a diversidade de cores formam um espetáculo único. O Miradouro é um local ideal para relaxar e contemplar a vista do mar, enquanto se desfruta da brisa do 12oceano e de uma variedade de pratos tradicionais típicos desta região. Além disso, tem também acesso a um parque de estacionamento próximo e fica a poucos minutos a pé da orla marítima. Esta atração turística é a escolha certa para quem pretende admirar uma das praias mais bonitas de Portugal, com vista para o oceano e céu limpo. Se preparado para uma visita inesquecível? Venha para o Miradouro da Baía de Além e descubra a beleza desta ilha paradisíaca.
Miradouro da Fajã do Conde
Zona elevada com vista para a costa Este da ilha. Poderá observar a zona da Fajã do Conde e também a freguesia da Caveira, conhecida pela sua classificação ZEC e Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Ponta da Caveira, com a designação de FLO06.
Miradouro da Pedrinha
Zona alta com vista sobre o vale das Lajes das Flores. Poderá observar a vila das Lajes, as montanhas verdes envolventes, terras de pasto e, ao fundo, poderá observar o filão conhecido como Rocha dos Frades. Este tipo de estrutura forma-se quando há preenchimento de uma falha por magma que solidifica em profundidade. No caso do filão dos frades o material envolvente foi erodido deixando o mesmo exposto entre prados verdejantes.
Miradouro do Ilhéu Furado
O Miradouro do Ilhéu Furado está situado na ponta norte da Ilha das Flores, na região de Ponta Ruiva (Santa Cruz das Flores, Açores). É um local de grande beleza natural, com vista direta para o oceano Atlântico e para o emblemático Ilhéu Furado — uma formação rochosa perfurada pelo mar, que dá nome ao miradouro. Acessível por carro até um pequeno parque, o miradouro requer uma breve caminhada por trilho leve até ao topo, de onde se obtém uma vista panorâmica de paisagens deslumbrantes: falésias elevadas, o Ilhéu de Álvaro Rodrigues, outros ilhéus vizinhos e, em dias claros, até a Ilha do Corvo ao longe. Este lugar é ideal para momentos de contemplação e relaxamento: o ambiente calmo, o som das ondas e a brisa marítima criam uma atmosfera pacífica — perfeito para uma pausa durante a sua visita à ilha . A experiência dura tipicamente cerca de 20 minutos, dependendo do ritmo de quem visita.
Miradouro do Monte das Cruzes
O Miradouro do Monte das Cruzes é um local bonito e tranquilo, rodeado de pastos de vacas, quintas e vistas deslumbrantes. Terá o aeroporto das Flores FLW, parte da cidade de Santa Cruz das Flores, bem como a paisagem ondulante do interior na palma da sua mão. Depois, ao longe, no horizonte, vê-se a ilha do Corvo.
Miradouro dos Caimbros
O Miradouro dos Caimbros situa-se no concelho de Santa Cruz das Flores, Ilha das Flores, sendo acessível de carro. A partir deste local, desfruta-se de maravilhosas vistas para o mar e da paisagem costeira Além disso, o mirador oferece uma panorâmica espetacular, dando ao visitante a oportunidade única de fazer uma pausa e contemplar um dos locais mais pitorescos e românticos da ilha. Venha descobrir um refúgio onde a beleza natural do azul do mar e a tranquilidade do celeiro de Portugal o esperam para lhe proporcionar uma experiência memorável!
Miradouro dos cedros
O Miradouro dos Cedros, localizado na cidade de Santa Cruz das Flores, na Ilha das Flores, é uma das melhores atrações turísticas desta zona. Caracteriza-se por oferecer vistas panorâmicas para o mar, em Cedros. Junto ao miradouro fica a famosa igreja, uma das principais atrações desta zona da ilha. O local proporciona momentos únicos, onde o mar e o céu se unem em beleza e tranquilidade, criando um cenário incrível. Este local é perfeito para momentos de descanso e para tirar fotos que podem eternizar momentos de calma e de beleza únicos. Venha ver a meiguice azul e vaporosa do mar, sentar-se junto à igreja e desfrutar da brisa salgada do Oceano Atlântico. Venha conhecer este belíssimo local, que nunca passará despercebido. O Miradouro dos Cedros é uma experiência de tranquilidade e de beleza que deve ser vivida.
Parque de Campismo e Lazer das Piscinas do Altio
Situa-se a poucos metros das piscinas naturais do Altio, com uma magnífica vista sobre o mar, com fácil acesso à zona balnear. Na sua zona envolvente estão bares, snack bares e um supermercado.
Parque de Campismo e Merendas da Alagoa
Parque de campismo com instalações sanitárias, zona de churrasco, bancos e perto da baía da Alagoa.
Parque de campismo e lazer de Ponta Delgada
O Parque de Campismo e Lazer de Ponta Delgada, situado na localidade de Ponta Delgada, no concelho de Santa Cruz das Flores, é um espaço encantador para quem procura acampar com conforto e em contacto com a natureza
Piscinas naturais de Santa Cruz das Flores
As Piscinas Naturais de Santa Cruz das Flores são um conjunto de piscinas vulcânicas situadas na vila de Santa Cruz, na ilha das Flores, nos Açores. São um local bastante procurado para banhos, especialmente durante a época balnear, e oferecem fácil acesso através de escadas, com estacionamento disponível. A vista para a ilha do Corvo e a possibilidade de observar a vida marinha, com a ajuda de snorkel e máscara, tornam a experiência ainda mais especial.
Poça das Salemas
A Piscina das Salemas é de fácil acesso, feito por escada, e está localizada na Avenida dos Baleeiros. Esta piscina é também uma formação geológica marítima e possui uma zona de solário. Nesta piscina é possível encontrar uma grande diversidade de espécies marinhas, favorecendo a prática de snorkeling.
Zona Balnear do Boqueirão
O principal atrativo desta zona balnear reside nas suas piscinas naturais. Estas formações de origem vulcânica criam enseadas de água salgada, naturalmente protegidas das correntes mais fortes, tornando-as ideais para banhos. A água, frequentemente translúcida, convida a observar a vida marinha local, incluindo a presença de pequenos cardumes de peixes. São espaços reconhecidos pela sua temperatura agradável e pela amplitude que oferecem, proporcionando momentos de lazer para todas as idades.