Carrinho de compras
Turismo
Filtros
M
Roteiros
Monte – Vales – Monte das Cruzes (Ribeira dos Barqueiros)
Curva do Espelho Monte – Cruzamento Ladeiras / Rua do Pampilhal: 0,350km; Cruzamento – Fábrica de Lacticínios: 0,850 km; Fábrica – Monte das Cruzes (miradouro):1,000 km
F
Pontos de Interesse
Atividades e Aventura
Farol da Ponta do Albernaz
O Farol da Ponta do Albernaz foi construído no extremo noroeste da Ilha das Flores, sobre uma alta falésia e de maneira a que ficasse de frente de onde vinha a maior parte do tráfego marítimo das suas águas. Inicialmente foi projectado no âmbito do Plano Geral de Alumiamento e Balizagem para a vizinha Ponta Delgada, mas em 1902 este plano foi rejeitado e assim proposto a adaptação do antigo farol de acordo com as novas tecnologias. O novo farol foi então determinado a ser instalado na Ponta do Albarnaz, cerca de 3 quilómetros do povoado. A posição era estratégica, numa elevada falésia à costa oeste, permitindo, assim, que o sinal pudesse ser avistado desde o litoral da Ilha do Corvo e em toda costa noroeste da Ilha das Flores. A decisão da construção do farol não foi pacífica, e em 1922 foi feito um acordo amigável para a implantação do farol na Ponta do Albernaz. Foi então iniciada a construção do farol e dos seus acessos, pois não existia acesso à freguesia de Ponta Delgada e nem à Ponta do Albernaz. O farol deu início as suas actividades em janeiro de 1925. Em 2005 era até então o único farol de Portugal que não estava ligado à rede eléctrica.
P
Roteiros
Ponta do Albarnaz – Quebrada Nova dos Fanais
M
Pontos de Interesse
Atividades e Aventura
Miradouro da Baía de Além
O Miradouro da Baía de Além proporciona ao visitante uma das mais deslumbrantes vistas panorâmicas daIlha das Flores, que se estende até encontrar o oceano Atlântico. Esta atração localizado na localidade de Santa Cruz das Flores, oferece um cenário cintilante à luz do dia, onde a diversidade de cores formam um espetáculo único. O Miradouro é um local ideal para relaxar e contemplar a vista do mar, enquanto se desfruta da brisa do 12oceano e de uma variedade de pratos tradicionais típicos desta região. Além disso, tem também acesso a um parque de estacionamento próximo e fica a poucos minutos a pé da orla marítima. Esta atração turística é a escolha certa para quem pretende admirar uma das praias mais bonitas de Portugal, com vista para o oceano e céu limpo. Se preparado para uma visita inesquecível? Venha para o Miradouro da Baía de Além e descubra a beleza desta ilha paradisíaca.
I
Roteiros
Igreja Matriz - Ribeira dos Barqueiros – Fajã do Conde - Igreja Matriz
Esta rota pedestre liga a Igreja Matriz à Fajã do Conde, passando pela Ribeira dos Barqueiros. Com uma extensão total de 5,7 km (ida e volta) e duração aproximada de 2 horas, oferece um percurso acessível e rico em pontos de interesse local. Ao longo do caminho, destacam-se paragens como o Chafariz da Rua de Santo Espírito, a Rua dos Silvas, o Portal do Charcão, a Alagoa e a Pedra de Lang, permitindo apreciar a paisagem rural e a identidade cultural da zona.
Pontos de Interesse
Museus
Convento de São Boaventura
O Museu das Flores é criado em 1977, pelo Decreto Legislativo Regional n.º 25/77/A, com a designação de Casa de Etnografia da ilha das Flores, designação que manteve até 1991, altura em que passa a chamar-se Museu das Flores, por via do Decreto Legislativo Regional n.º 4/91/A. O seu fundador e primeiro diretor foi o florentino João António Gomes Vieira, principal responsável pela conceção das coleções que o Museu detém atualmente e que se integram nas temáticas da tecelagem, lacticínios, agricultura, pecuária, pesca, baleação, navegação e arte sacra. Em 1986 integrou a Casa Pimentel de Mesquita, onde é instalada uma exposição dedicada à tecnologia da fiação do linho e da lã para além do mobiliário dos séculos XVIII a XX. Esta casa museu funcionou até 2008, altura em passou a albergar a Biblioteca Municipal.A partir de 1993 o Museu passa a ter como sede o antigo Convento de São Boaventura, onde se mantém até aos dias de hoje. Para além deste, o Museu das Flores detém, como polo, a Fábrica da Baleia do Boqueirão.
P
Roteiros
Ponta Delgada – Fonte de Moleiro (Igreja – Fabrica em Ruínas)
F
Roteiros
Fajã do Conde – Vale da Ribeira da Cruz
Portal Chacão – Curral do outro lado da Fajã: 0,800;Curral – Foz da Ribeira da cruz: 0,775; Foz – Ponte Estrada Regional:2,175;
Á
Roteiros
Água Mineral do Poio do Moreno
C
Roteiros
Caveira – Baía da Ribeira da Silva (Fajã Pedro Vieira)
P
Roteiros
Ponta da Caveira
R
Roteiros
Ribeira da Cruz – Caveira de Cima: Caminho dos Cavalos e do Massapês
Ponte – Começo do caminho (Estrada Regional): 0,800km; Estrada Regional – Igreja da Caveira: 0,700 km;
F
Roteiros
Foz da Ribeira da Cruz – Caveira de Baixo: Caminho do Rabo d’Asno
Foz da Ribeira da Cruz – começo ramal alcatroado(caminho do Rabo d’Asno): 1,300; Ramal – Igreja: 0,575 km
F
Roteiros
Fazenda - Pico da Sé
Minimercado – Ponte Loural: 1,500; Ponte Loural – Pico da Sé: 3,600 km
F
Roteiros
Fazenda – Pisão – Monte de Santa Cruz (+Moinho da Ribeira do Pomar)
Largo do Minimercado Vicente – Ribeira da Fazenda (Pisão): 0,500 km; Pisão – Monte (Estrada Regional): 1,250;Monte – Minimercado Estácio: 0,700; Minimercado – Moinho da Ribeira do Pomar: 0,800.
